Oito passos para ter uma oficina mecânica lucrativa

Gustavo Tonin, consultor técnico da Giros Peças, traz dicas para um negócio mais atraente aos clientes e mais rentável aos proprietários.

Já foi o tempo onde uma oficina mecânica era lugar de desorganização, graxa e pôsteres de mulheres seminuas pelas paredes. Esse modelo está no passado. Hoje, o sucesso de uma oficina mecânica passa pela organização, agilidade e cordialidade de todos os colaboradores envolvidos. E claro! A qualidade do serviço prestado ao cliente segue sendo o principal.

 

Benefícios de uma oficina mecânica limpa e organizada

- Cliente vai escolher sua oficina mecânica pelo serviço

- Menos tempo para encontrar as ferramentas

- Melhor imagem junto ao clientes

- Redução de custos com estoque organizado

- Redução desperdício de produtos

- Aumento da produção

 

Para se chegar a um grau de excelência de atendimento e obter a melhor lucratividade, as oficinas mecânicas precisam seguir alguns passos. De acordo com Gustavo Tonin,  consultor técnico da Giros Peças, há oito pontos que podem ajudar qualquer negócio a deslanchar. 

 

A seguir confira quais são os oito pontos para uma Mecânica Nota Mil. As dicas foram dadas durante o Conexão Reparasul de 2020

 

 

Gustavo Tonin participou do Conexão Reparasul 2020

 

Métodos 8P’s para uma Mêcanica Nota Mil

 

1. Demarque as áreas da oficina mecânica

Segundo Tonin, é preciso separar as áreas de serviços distintos. Use fitas, se for necessário. Essa atitude faz a oficina mecânica ganhar tempo, evita acidentes e elimina a correria dentro da oficina. “Ser rápido, para atender mais carros. O objetivo é ganhar tempo para poder trabalhar por hora e não por serviço.”

 

2. Localização e organização das ferramentas

Separar as ferramentas de acordo com as áreas de serviço. Ter apenas uma do mesmo modelo é ruim. O ideal é ter uma ferramenta para cada mecânico. “Se não for possível, tenha um carrinho. Assim não se perde a sequência de trabalho”, destaca Tonin. 

 

3. Foco na limpeza e áreas de inspeção

Limpar a área usada assim que o serviço ali for feito. Manter sempre limpo é muito fácil do que ter que fazer tudo ao fim do dia. Estimule também o hábito de os colaboradores manterem as ferramentas limpas. “Crie uma área de limpeza para as ferramentas. Use bancada para inspeção.”

 

4. Use etiquetas para organizar a oficina mecânica

 Identifique claramente cada peça e ferramenta. Isso ajuda a não perder tempo vasculhando estoque e otimiza o tempo. Contar com um sistema de gestão específico para oficinas mecânicas. 

 

Tenha um espaço específico para descartar peças. “Peças e ferramentas descartadas dão dinheiro. Recicle, tenha parceiros para isso. Lembres-se tem dinheiro dentro do que você está botando fora!”, ressalta o consultor. 

 

5. Incentive o uso de equipamentos de segurança

Muitas oficinas mecânicas não usam luvas, óculos e outros equipamentos de proteção individual (EPIs). Mas o uso é obrigatório, segundo a Lei 6.514/77. Além disso, é fundamental que todos os colaboradores sejam treinados para o uso correto de cada EPI. Incentive o uso e disponibilize extintores e kits de primeiros socorros, jaleco, máscaras, etc. “As multas são altíssimas para quem desrespeita”, alerta Tonin.

 

6. Incentive a participação de todos os colaboradores

Treinamento é a palavra chave para uma oficina mecânica produtiva. Se você quer time unido e equipe motivada, treine seus colaboradores. Escute cada um deles e identifique as potencialidades de cada mecânico.

 

7. Evite a poluição do ambiente

Remova os resíduos e coloque em locais corretos e dê destino correto. Além de mais organizado, é uma atitude necessária. O descarte errado é passível de multa alta. Use cisternas para coletar água da chuva. Essa água pode ajudar a fazer um diferencial para o cliente, entregando o carro dele limpo e cheiroso. Se possível, use painel dólares, o investimento vem no longo prazo. Use telhas transparentes, pois ajuda a economizar energia.

 

8. Crie um espaço aconchegante

Atendimento é tudo. Lembre-se! Sua oficina mecânica também vende serviço! Por isso, crie um espaço aconchegante para receber o cliente. Ou seja, monte um local com ambiente climatizado, café, tomadas para carregar celular.

 

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